A ideia

Arquitetura na nuvem, arquitetura virtual, arquitetura em uma nova era: o começo.

O fim da graduação não significou o fim dos estudos. A vida como estudante de arquitetura não acabou aqui e o diploma é apenas um símbolo – a real arquitetura será provada a partir de agora.

Em 2014, o último ano, apesar das dificuldades e sofrimentos com o trabalho de conclusão de curso (TFG), me dei conta da importância da vida acadêmica, do convívio com os demais estudantes, das trocas de informações, das pesquisas – de uma vida aprendendo arquitetura, porém agora por contra própria.

Movida por essa afeição pela vida acadêmica, no decorrer dos cinco anos, pude descobrir vocações e preferências dentro da própria arquitetura. Uma delas, em especial, foi o interesse por ensinar, ajudar – o prazer em aprender depois tentar transferir esse pouco conhecimento. Era então, através das monitorias, que me dedicava a ajudar os demais alunos – ao ajudar era possível também ampliar e exercitar meus conhecimentos, ajudando a mim mesma a evoluir.

Dois dias após a banca final, tomada pelo alívio e repleta de lembranças, senti a necessidade de desabafar e comemorar a fase concluída. Surgiu então a ideia de escrever um texto, um despedida e deixá-lo nos anexos da monografia, com a intensão de estar presente de alguma forma, ajudando.

Apenas o texto, escrito de forma coloquial, quase um diálogo, por mais amável que fosse, não demonstraria minha gratidão e minha alegria por ter finalmente concluído o curso. Nasceu então: a Arquitetura na Nuvem – um presente, em forma de incentivo, aos que ficaram.

Abaixo o texto original, anexado à monografia.

ARQNUVEM - off

Após um mês de descanso, livre de toda arquitetura e de toda pressão de concluir a graduação, senti falta da rotina e de tudo que pudesse envolver arquitetura. Uma nova vida, com a vontade de reviver o antigo hábito – estudar arquitetura.

Senti que havia muito mais a ser compartilhado. Assim, a arquitetura na nuvem, como ideia de compartilhar minha biblioteca pessoal, evoluiu para a ideia de compartilhar também minhas convicções, métodos e experiências arquitetônicas – evolução essa, concretizada por meio deste blog.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s